"Que dizer dos tempos modernos? Conforme predito em Mateus 24:3, 45-47, o Amo, Jesus Cristo, designou "o escravo fiel e discreto", composto de cristãos ungidos, para cuidar de todos os Seus pertences na terra durante este dia de Sua presença. Este escravo fiel e discreto é representado hoje pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, que tem como instrumento de divulgação a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (EUA)." - A Sentinela de 1 de setembro de 1991, página 18, parágrafo 15.
Em outras palavras, eles ensinam que dentre os 144.000 ungidos que viverão no céu, também conhecidos como "o escravo fiel e discreto", os quais todos pertenceriam a essa organização, há apenas uns 9.000 vivos atualmente. Dentre esses 9.000, escolhem-se aqueles que dirigem essa organização. Esta liderança mundial é conhecida como CORPO GOVERNANTE, e está atualmente composta por 9 membros. São eles os responsáveis por toda a literatura publicada e divulgada pelas Testemunhas de Jeová, incluindo as revistas A Sentinela e Despertai!. Entendem os adeptos dessa organização que o "Escravo Fiel e Discreto" tem a função de prover alimento espiritual para todas as TJs, na forma de página impressa. Assim, o que o Corpo Governante escreve deve ser encarado como alimento espiritual servido na mesa de Jeová, no tempo apropriado. Baseiam-se esta crença em Mateus 24:45-47, onde lemos na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas que este escravo fiel e discreto daria alimento no tempo apropriado.
Assim, em quem as TJs confiam, como meio de transmitir verdades a elas? Observe:
"No caso de nós, hoje, significa ter confiança no "escravo fiel e discreto", designado para dar-nos o espiritual "alimento no tempo apropriado", bem como naqueles dentre eles que constituem o Corpo Governante. — Mateus 24:45." – A Sentinela 15 de agosto de 1998, página 12.
Estaria correta essa interpretação? São esses líderes mundiais usados por Jeová para fornecer alimento espiritual, ou seja, interpretações bíblicas para todas a família TJ?
O QUE DIZEM AS EVIDÊNCIAS
Se realmente fosse Jeová que revelasse ou fornecesse esse alimento para as TJs, esperaríamos que em quase 130 anos de história, Jeová teria permitido que 315 mudanças de ensinos ocorressem? Claro que não, pois a Bíblia diz que Deus não muda. (Malaquias 3:6) Mas os ensinamentos do Corpo Governante já mudaram demais. Para tentar justificar essas mudanças, as TJs usam Provérbios 4:18, onde lemos:
"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." - Provérbios 4:18.
Assim, quando o Corpo Governante muda de interpretação, as TJs ficam felizes, porque dizem elas que a luz brilhou. Mas será que Provérbios 4:18, quando fala de vereda dos justos e luz está se referindo a mudanças de ensinos do Corpo Governante? Uma interpretação bem mais plausível seria a de que essa luz poderia se referir à própria Palavra de Deus, a Bíblia, que é lâmpada e luz para nossas vidas (Salmo 119:105), a qual vinha sendo aos poucos escrita, até que quando foi completada, por volta do ano 96 d.C., brilhou definitivamente. Outras interpretações também têm sido sugeridas, mas a mais improvável de todas é a que Deus tem usado esse Corpo Governante para ensinar e ficar alterando as interpretações anteriormente dadas por Jeová. Por quê os cristãos repudiam essa interpretação?
Em primeiro lugar, no texto de Mateus 24:45-47, não há menção de um Corpo Governante, e sim do escravo fiel e discreto (Tradução do Novo Mundo). Também, no texto, tampouco se menciona que um grupo de dez ou doze homens forneceria alimento para todos os outros. Cremos que todos nós podemos ser um escravo fiel e discreto, principalmente quando alimentamos quem tem fome da Palavra de Deus. Muito mais plausível, não acha? Assim, quando Jesus voltar, quer achar a igreja dele falando do plano de Salvação em Cristo Jesus. Há ainda outras possibilidades de interpretação, mas a pior de todas é que haja um Corpo Governante, sobre quem o texto não diz.
Em segundo lugar, esse Corpo Governante não pode ser usado por Jeová para ensinar verdades, visto que, se admitirmos a possibilidade de Deus mudar para melhor nossas interpretações da Bíblia, ele não ficaria mancando em duas opiniões diferentes. (Leia 1 Reis 18:21) Muito menos ficaria acendendo e apagando ensinos. Por exemplo, Jeová não ensinaria seu povo a crer num ensino X, depois mudá-lo para Y, e depois retornar para o X ensinado antes. Será que temos provas de que isso acontece nessa organização do Corpo Governante? Vejamos:
Remédios feitos com frações de sangue
1a. LUZ – É correto usar remédios feitos com frações de sangue. "O uso de frações de sangue para criar tais anticorpos não é o mesmo que tomar sangue. […] Seria, portanto, assunto de decisão individual quanto a aceitar ou não tais tipos de medicação."- A Sentinela 1.º de fevereiro de 1959, páginas. 95 e 96.
2a. LUZ – É errado usar remédios feitos com frações de sangue. "É errado suster a vida mediante infusões de sangue, plasma, glóbulos vermelhos ou várias frações de sangue? Sim! ... Quer seja sangue integral quer fração de sangue ... a lei divina se aplica" - A Sentinela de 15 de março de 1962, página. 174.
3a. LUZ – É correto (novamente) usar remédios feitos com frações de sangue. "Que dizer, então, do uso dum soro que contenha apenas uma fração minúscula de sangue […]? Cremos que isto deve ser decidido pela consciência de cada cristão." - A Sentinela de 15 de outubro de 1974, página 640.
4a. LUZ – É errado (novamente) usar remédios feitos com frações de sangue. "Certos fatores plasmáticos da coagulação acham-se agora em amplo uso... todos receberam sangue integral, plasma ou derivados sangüíneos que continham os fatores. Naturalmente, os verdadeiros cristãos não utilizam este tratamento potencialmente perigoso, acatando a ordem da bíblia de ‘abster-se de sangue’". - Despertai! de 22 de agosto de 1975, página 29.
5a. LUZ – É correto (mais uma vez) usar remédios feitos com frações de sangue. - "Alguns cristãos acham que aceitar uma pequena quantidade de derivado de sangue para tal fim não é... desrespeito pela lei de Deus... adotamos atitude de que esta questão precisa ser resolvida por cada pessoa, por decisão pessoal." - A Sentinela de 1 de dezembro de 1978, página 3.*
Transplantes de órgãos - questão de consciência ou canibalismo?
1a. LUZ – É correto fazer transplantes de órgãos. - "A questão de a pessoa colocar o seu corpo, ou partes dele, à disposição de homens de ciência ou médicos no momento da morte para fins de experiências científicas ou substituição em outras pessoas, é vista com desagrado por certos corpos religiosos. Contudo, não parece que qualquer princípio ou lei das Escrituras esteja envolvido. Portanto, esse é um assunto que cada indivíduo tem de decidir por si mesmo. Se ele está convencido na sua mente e consciência que esta é uma coisa certa a fazer, então pode fazer essa provisão, e ninguém o devia criticar por fazê-lo. Por outro lado, ninguém devia ser criticado por recusar entrar em qualquer de tais acordos." - The Watchtower [A Sentinela], de 1.º de Agosto de 1961, página 480, em Inglês (Sentinela de 1.º de Fevereiro de 1962, página 96).
2a. LUZ – É errado fazer transplantes de órgãos. -" ... Quando existe um órgão doente ou defeituoso, a maneira normal em que a saúde é restaurada é tomando nutrientes. O corpo usa o alimento para reparar ou curar o órgão, substituindo gradualmente as células. Quando homens de ciência concluem que este processo normal já não funciona e sugerem remover o órgão e substituí-lo diretamente com um órgão de outro humano, isto é simplesmente um atalho. Aqueles que se submetem a tais operações estão assim a viver da carne de outro humano. Isso é canibalístico. Contudo, ao permitir que o homem comesse carne animal, Jeová Deus não deu permissão aos humanos para tentarem prolongar as suas vidas por tomarem canibalisticamente nos seus corpos carne humana, seja mastigada seja na forma de órgãos inteiros ou partes do corpo tiradas de outros." - The Watchtower 15 de Novembro de 1967, p. 702, em Inglês, A Sentinela, 1.º de Junho de 1968, páginas 349-350, Volume Encadernado.*
2a. LUZ – É errado fazer transplantes de órgãos. -" ... Quando existe um órgão doente ou defeituoso, a maneira normal em que a saúde é restaurada é tomando nutrientes. O corpo usa o alimento para reparar ou curar o órgão, substituindo gradualmente as células. Quando homens de ciência concluem que este processo normal já não funciona e sugerem remover o órgão e substituí-lo diretamente com um órgão de outro humano, isto é simplesmente um atalho. Aqueles que se submetem a tais operações estão assim a viver da carne de outro humano. Isso é canibalístico. Contudo, ao permitir que o homem comesse carne animal, Jeová Deus não deu permissão aos humanos para tentarem prolongar as suas vidas por tomarem canibalisticamente nos seus corpos carne humana, seja mastigada seja na forma de órgãos inteiros ou partes do corpo tiradas de outros." - The Watchtower 15 de Novembro de 1967, p. 702, em Inglês, A Sentinela, 1.º de Junho de 1968, páginas 349-350, Volume Encadernado.*
3a. LUZ – É correto fazer transplantes de órgãos. "No que se refere ao transplante de tecido ou osso humano de um humano para outro, é um caso de decisão conscienciosa de cada uma das Testemunhas de Jeová. - The Watchtower 15 de março de 1980, p. 31, em Inglês, A Sentinela 1 de setembro de 1980, página 31, em português. Os habitantes de Sodoma e Gomorra serão ou não ressuscitados?
1a. LUZ - Serão ressuscitados - "‘Lembrem-se’, diz Cristo acerca dos sodomitas, que ‘Deus fez chover fogo e destruiu a todos.’ Portanto, se se fala da restauração deles, subentende a ressurreição deles." - Watchtower (A Sentinela) de julho de 1897, página 7.
2a. LUZ - Não serão ressuscitados - "Portanto, aqueles que morrerem no Armagedom sofrerão a mesma punição que os habitantes de Sodoma; isto é, não terão uma ‘ressurreição de julgamento’ durante o dia do juízo, de 1.000 anos; ficarão mortos para sempre." - A Sentinela de 1 de abril de 1955, página 200, em inglês.
3a. LUZ - Serão ressuscitados (de novo) - "Ao dizer isso, Jesus mostrou que pelo menos algumas das pessoas injustas das antigas Sodoma e Gomorra estarão presentes na terra durante o Dia do Juízo. Embora tenham sido bastante imorais, podemos esperar que algumas delas sejam ressuscitadas. (Gênesis 19:1-26) Jeová, em sua misericórdia, as trará de volta. - Poderá Viver Para Sempre No Paraíso na Terra, edição de 1983, página 179, parágrafo 9.
4a. LUZ - Não serão ressuscitados (de novo) - "Serão essas pessoas, tão terrivelmente iníquas, ressuscitadas durante o Dia do Juízo? Pelo que parece, as Escrituras indicam que não. Por exemplo, Judas, um dos discípulos inspirados de Jesus, escreveu primeiro sobre os anjos que abandonaram seu lugar no céu para terem relações com as filhas dos homens. Daí, acrescentou: "Assim também Sodoma e Gomorra, e as cidades em volta delas, as quais, da mesma maneira como os precedentes, tendo cometido fornicação de modo excessivo e tendo ido após a carne para uso desnatural, são postas diante de nós como exemplo de aviso por sofrerem a punição judicial do fogo eterno." (Judas 6, 7; Gênesis 6:1, 2) De fato, por causa de sua excessiva imoralidade, as pessoas de Sodoma e das cidades circunvizinhas sofreram destruição, da qual pelo que parece nunca serão ressuscitadas. — 2 Pedro 2:4-6, 9, 10a." - Poderá Viver Para Sempre No Paraíso na Terra, edição de 1983, página 179, parágrafo 9.
Quem são as autoridades superiores de Romanos 13:1?
1a. LUZ - São os governantes humanos - "Eles ensinavam a igreja a obedecer às leis, e a respeitar os em autoridade por causa do cargo deles, mesmo que não fossem pessoalmente dignos de estima, a pagar seus impostos estipulados, e, exceto onde entrassem em conflito com a lei de Deus (Atos 4:19; 5:29) a não oferecer resistência alguma a qualquer lei estabelecida. - Romanos 13:1-7." - O Plano Divino das Eras, 1886, página 266, em inglês.
2a. LUZ - São Jeová e Jesus - "Quem são pois, "as autoridades superiores"? Jeová Deus é supremo e Cristo Jesus é seu oficial principal, a quem conferiu todo poder e autoridade para efetuar seu propósito. E por isso, as autoridades superiores são Jeová e Cristo Jesus" - Salvação, página 227, em português, 1940.
3a. LUZ - São os governantes humanos (novamente) - "Na edição inglesa de A Sentinela de 15 de novembro de 1962, publicada em ucraniano em 1.° de julho de 1964 (em português, no número de 15 de junho de 1963), apresentou-se um novo entendimento sobre o capítulo 13 de Romanos. Até então, havíamos entendido que as "autoridades superiores" mencionadas no versículo 1 eram Jeová Deus e Jesus Cristo, mas A Sentinela disse que as "autoridades superiores" na realidade representam os governos terrestres e que estes se acham ‘colocados por Deus nas suas posições relativas’. — Romanos 13:1." - Despertai! de 22 de outubro de 2000, página 22.
1a. LUZ - São os governantes humanos - "Eles ensinavam a igreja a obedecer às leis, e a respeitar os em autoridade por causa do cargo deles, mesmo que não fossem pessoalmente dignos de estima, a pagar seus impostos estipulados, e, exceto onde entrassem em conflito com a lei de Deus (Atos 4:19; 5:29) a não oferecer resistência alguma a qualquer lei estabelecida. - Romanos 13:1-7." - O Plano Divino das Eras, 1886, página 266, em inglês.
2a. LUZ - São Jeová e Jesus - "Quem são pois, "as autoridades superiores"? Jeová Deus é supremo e Cristo Jesus é seu oficial principal, a quem conferiu todo poder e autoridade para efetuar seu propósito. E por isso, as autoridades superiores são Jeová e Cristo Jesus" - Salvação, página 227, em português, 1940.
3a. LUZ - São os governantes humanos (novamente) - "Na edição inglesa de A Sentinela de 15 de novembro de 1962, publicada em ucraniano em 1.° de julho de 1964 (em português, no número de 15 de junho de 1963), apresentou-se um novo entendimento sobre o capítulo 13 de Romanos. Até então, havíamos entendido que as "autoridades superiores" mencionadas no versículo 1 eram Jeová Deus e Jesus Cristo, mas A Sentinela disse que as "autoridades superiores" na realidade representam os governos terrestres e que estes se acham ‘colocados por Deus nas suas posições relativas’. — Romanos 13:1." - Despertai! de 22 de outubro de 2000, página 22.
Conclusão
.
Conforme observamos, o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová não está sendo usado coisa nenhuma para dar alimento espiritual às seus seguidores. Quando uma TJ passar em sua casa, pergunte a ela:1) Você sabia que há cinco interpretações diferentes do Corpo Governante sobre se seria ou não correto um testemunha-de-jeová aceitar remédios feitos com frações de sangue? (Espere uma resposta e mostre-lhe as referências.) Então, qual dessas interpretações é a verdade?
(2) Vocês crêem que Jeová revela novas luzes. Mas quando o Deus que vocês acreditam revela novas luzes, ele cancela a luz que ele havia dado antes? Você acha mesmo que Jeová teria ficado mancando entre duas opiniões por cinco vezes sobre as frações de sangue, sendo que Jesus disse: "Deixai simplesmente que a vossa palavra Sim signifique Sim, e o vosso Não, Não; pois tudo o que for além disso é do iníquo." - Mateus 5:37, Tradução do Novo Mundo.
(3) Ponha-se no lugar de uma mãe, com um filho que precisasse de um remédio feito com frações de sangue para sobreviver. Seu filho vinha tomando esse remédio, mas de repente ele para porque o Corpo Governante proibiu. Daí ele morre fiel. No entanto, alguns anos depois, o Corpo Governante libera o mesmo remédio. Como você se sentiria? Seu filho teria morrido fiel a Jeová, se ele aceitou uma proibição que mais tarde deixou de existir, ou fiel a homens?
(4)Você sabia que o Corpo Governante em 1961 disse que cada indivíduo TJ poderia aceitar transplantes de órgãos, mas em 1967 afirmou que fazer transplantes seria o mesmo que canibalismo, e em 1980 voltou atrás e novamente passou a ensinar que os transplantes seria uma questão de consciência?
(5) Se Jeová realmente dirigisse essa organização, não acha que ele jamais teria permitido o Corpo Governante abandonar o ensino correto em 1967 sobre os transplantes e ficar 13 anos apregoando que os transplantes seria o mesmo que canibalismo, e só depois disso, em 1980, voltar a ensinar o correto?
(6) Quem tem culpa de sangue pela morte das pessoas foram fiéis ao Corpo Governante em não aceitar, por exemplo, um transplante de rim?
(7) O profeta Elias disse povo Judeu: "Até quando ficareis mancando em duas opiniões diferentes?" (1 Reis 18:21) Assim, sobre a ressurreição dos habitantes de Sodoma e Gomorra, por que a organização de Jeová mancou em 100 anos entre duas opiniões diferentes? (Mostre as provas.) Como pôde Jeová mandar uma luz, cancelá-la, acendê-la outra vez e cancelá-la novamente?
(8) Em 1886 Russell ensinava que as autoridades superiores de Romanos 13:1-5 eram os governos humanos. Mas em 1929 houve uma mudança e o livro Salvação, página 227, de 1940, disse que essas autoridades eram Jeová e Jesus. Daí, o Livro Seja Deus Verdadeiro, página 241, 242, de 1955, disse que os inimigos religiosos das Testemunhas de Jeová "insistem que esses governadores [políticos, conforme o contexto] sejam as autoridades superiores." Ora, então esses inimigos tinham razão, pois em 1962 o Corpo Governante passou a concordar com eles. (Prove isso.) Acha mesmo que esse Corpo Governante merece crédito em suas interpretações?