terça-feira, 6 de outubro de 2009

ESCATOLOGIA - O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Lição 1: O arrebatamento da Igreja

TEXTO EM DESTAQUE

Pai, aqueles que mim deste quero que , onde eu estiver, também eles estjam comigo, para que vejam a minha glóriaque mim deste; por que tu hás amado antes da criação do mundo (Jo 17:24).

LEITURA BÍBLICA

Jo 14:1-3
1 Não se turbe o vosso coração; credes em em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas ; se não fosse assim , eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver estejais vós também.

Mt 24:1-7
1 E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isso? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.
3 E, estando asentado no Monte das Oliveias, chegaram-se a Ele seus discípulos, em particular dizendo: Díze-nos quando serão estas coisas e que sinal averá de tua vinda e do fim do mundo?
4 E Jesus, respondendo disse-les: Acaltelai-vos que ninguém vos engane, por que muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou Cristo; e enganarão a muitos.
6 E ouvir eis de guerras e rumores de guerra; olhai não vos assusteis, por que é míster que que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7 por tanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e averá fomes, e pestes, e muitos terremotos, em vários lugares.

II Pe 3:3, 4
Sabendo primeiro isto: que nos nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias cuncupisências
4 e dizendo: Onde estar a promesssa da sua vinda? Porque desde os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.



VERDADE PRÁTICA

O arrebatamento da Igreja é o acontecimento mais esperado pelos os crentes.

COMENTÁRIOS
INTRODUÇÃO

A escatologia estudo dos últimos eventos, sempre despertou forte interesse na humanidade, mormente entre o povo de Deus. A curiosidade de conhecer o futuro instiga tanto os crentes quanto os descrentes, ja estes buscam nos astros, cartomancia, na quiromancia e em outras fontes místicas, formas de desvendar os acontecimentos futuros, relacionados princípalmente a vida sentimental e a estabilidade econõmica.
Todas as religiões têm sua escatologia. E cada qual expressa uma crença, principalmente quanto ao destino da alma. Assim muitas religiões oferecem esplicações esperançosas como a da reencarnação,da transmigação (processo por meio de uma pessoa_dependendo de suas atitudes terrenas_voltaria encarnada numa espévie de animal inferior). Os filófos gregos da época de Sócrates sugeriam a transferência da alma para o mundo das idéias, o estado absolutamente livre da matéria. O católicismo romano defende doutrina do purgatório, enguanto as Testemunhas de Jeová apregoan o aniquilacionismo, ou seja, a aniquilação da alma. Há, ainda, outras doutrinas, além da doutrina apresentada por Jesusdesenvouvidos nas Sagradas Escrituras: a alma tem um destino a seguir: o do céu ou o do inferno. Todas as formas de religião defendem a existência de julgamento para a alma; entretando, revelam pontos de vista díspares.
No decorrer deste trimestre estudaremos os acontecimentos previstos nas Escrituras. Tomaremos como argumento, tanto o que disseram os profetas, quanto o que registra o Novo Testamento, relativamente ao futuro do homen e do planeta em que vivemos. Para isso é nescessário que se recorra á História, a fim de se compriender a sucessão dos fatos e suas conseguências, o que nos dará condição de entender em que momento desse processo nos situamos.

A PROMESSA DO ARREBATAMENTO


Antes de subir ao céu, Jesus fez uma promessa a seus discípulos: " Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E se eu for vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vos também" (Jo 14:2-3

1.Um asunto novo- os judeus não alimentavam a idéia que poderia morar no céu. Sua comprienção era que a terra existe para o homen; por isso, Tomé reagiu as palavras de Jesus, dizendo: "senhor, nós não sabemos para onde vais: como podemos saber o caminho? (Jo14:4). Esse era, portanto , um assuno completamente novo para um judeu. Jesus fez ainda outras declarações a respeito do nosso destino(Jo 17:24). Com a promessa de morar no céu , os crentes da era da graça, ganharam uma nova consciência acerca do seu futuro (Fp 3:20). No novo testamento, a segunda vinda de Cristo é mensionada mais de 300 vezes. Somente Paulo refere-se a ela mais de 50 vezes! Há capítulos e epístulas inteiros que tratam deste assunto. São exemplos, as cartas de Paulo aos Tessalonicenses.
2.Será repentino- "num momento, num abrir e fechar de olhos... ( 1 Co 15:52); "porque, assim como o relãmpago sai do oriente e se mostra no ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homen"(Mt 24:27). O arrebatamento será surpreendente, por isso, sua data não foi anunciada (Mt 24:36-42).
3.Ocorrerá em duas fases- embora esse acontecimento seja anunciado como "A vinda de Cristo", é bom que se comprienda a destinção entre o rapto (arrebatamento) e a vinda propriamente dita. No rapto a Igreja de Cristo será tirada repentinamente da terra, para se encontrar com o senhor nos ares (1 Ts 4:17), causando aqueles que ficam espanto e muitas suposições: "para onde foram?" "O que aconteceu?" Muitos, certamente, atribuirão oas OVINI (Objeto Voadores Não Identificados), também chamados de Discos voadores. Indubitavelmente, isso dará força para que a humanidade aceite o governo do anticristo, sem dar importãncia ao que a Bíblia e os crentes informavam a respeito do assunto.
A vinda de Cristo ao mundo, quando "todo olho verá" (Ap 1:7), é episódio que ocorrerá sete anos depois do rapto. Naquela ocasião, nós, os salvos, viremos com Ele (Cl 3:4).
4.Transformação e reisurreição – no momento do rapto, duas coisas acontecerão ao mesmo tempo: a transformação dos vivos e a resurreição dos mortos (1 Ts 4:16-17). A segunda resurreição – dos que morreram sem salvação - ocorrerá no finanl do milênio, como veremos mais adiante. A esperança que Jesus voltaria logo era tão forte na Igreja primitiva que até o apostolo Paulo por algum tempo, julgou que alcançaria em vida: "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta soará, os mortos ressucitarão incorrupitíveis, e nós seremos transformados"(1 Co 15:52).
5. Advertêcia – em razão do modo como acontecerá a vinda de Jesus, há, na palavra de Deus, ínumeras advertências sobre a condição da vida espiritual dos crentes (Mt 24:44; I Ts 5:23; I Tm 6:14; I Jo 2:28). Não obstante ser a salvação um estado de vida garantido, o Senhor adverte aos salvos a que não se destraiam, deixando claro que, tornando-se perdidos, sejam renegados no arrebatamento (Lc 21:34-36).

II.OS SINAIS DO ARREBATAMENTO

Embora não se tenha data fixada para o arrebatamento, Jesus deixou-nos algumas pistas para que nos orientemos quanto ao tempo deste evento. Tais pistas sao chamadas de sinais do tempo do fim.
1.O sermão escatológico – dois dias antes de morrer na cruz, Jesus começou a falar mais abertamente acerca dos acontecimentos finais da História. Ao escrvê-los, os evangelistas juntaram todas as palavras que se lembravam, por isso, há certa interpolação entre arrebatamento, princípio das dores e Grande Tribulação. Estudados sistemáticamente os assuntos ficam agrupados, respectivamente, cada um, em sua categoria, ganhando clareza. Por exemplo, em Mateus e 24 Lucas 21:5-38, todos esses assuntos estão relatados, incluindo a destruição de Jerusalém, ocorrida no ano 70 da nossa era (Mt 24:15-21e Lc 21:20-24).
2.Os sinais do arrebatamento – respndendo á perguntas dos discípulos quanto ao final da sua vinda e do fim do mundo, Jesus apresentou uma série de ocorrêcias, reforçadas por outros textos posteriores em que mais pistas são apresentadas (Mt 24:3-13), incluindo um grande sinal do Antigo Testemento, no livro de Daniel. Eis alguns deles: a) Multiplicação da ciêcia (Dt 12:4); b) Conflitos familiares (Mc 13:12); c) Apostasia (11; III Ts 2:3; Mt 24: Tm 4:3, 4); d) Falsos Cristos e falsos profetas (Mt 24:5, 11); f) Terremotos (Mt 24:7); g) Fome (Mt 24:7); h) Ódio, traição, morte e multiplicação da iniqüidade ( Mt 24:9, 10, 12) i) Crescimento da maldade no coração humano (II Tm 3:1-9); j) Sinais no Céu e na Terra (Lc 21:25); l) Perplexidade na terra (Lc 21:26); m) Florecimento da figueira – resurgimento do Estado de Israel (Mt 24:32-34); n) Zombaria quanto ao arrebatamento (II Pe 3:1-18); o) Perseguição religiosa (Mt 24:9, 10); p) Derramamento do Espirito Santo – grande avivamento (Jl 2:28-32; At 2:1-4).

III ISRAEL O MAIOR SINAL DA HISTÓRIA

De todos os sinais referentes ao tempo do fim, nenhum é mais precioso do que o renascimento do Estado de Israel. Essa nação é a própria figueira brotando (Lc 21:29). Tudo começou com os e Judeus e tudo terminará com eles. A Igreja é uma forma de parênteses na história dos Judeus: "E cairam a fio da espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada palos gentios, até que os tempos dos gentios se completem"(Lc 21:24). O evengalho começou a ganhar força entre os gentios ainda nos dias apostólicos (Cl 1:5-6) e, em poucos anos estava completamente apagado entre os judeus.
1.A destruição de Jerusalém- no ano 70, o general Tito, filho do imperador vespasiano, invadiu a cidade de Jerusalém e a destruiu. Naquela ocasião os judeus foram expulsosda cidade e se espalaram pelo o mundo tornando-se expatriados por quase dois mil anos. Moisés foi o primeiro a profetizar esse acontecimento(Dt 28:63-68).
2.O renascimento da nação – no dia 14 de março de 1948 por um decreto assinado na ONU – Oganizações das Nações Unida – presidia, naquele dia, pelo o brasileiro Ovaldo Aranha, Irael ganhou de volta seu território, em comprimento da profecia bíblica (Is 66:8; Jr 32:37).

VOCABULÁRIO

Eventos – acontecimentos.
Instiga – estimula incita induz.
Cartomancia – arte de deitar cartas para adivinhação do futuro.
Purgatório - lugar onde se sofre. Lugar ou estado em que as almas dos que morreram na graça de Deus, mas sem estarem purificadas, espiam pelo o sofrimento as penas dos pecados cometidos neste mundo, até que sastifaçam a justiça divina, para poderem entrar no céu.
Reencarnação – crença de que, após a morte a alma de um ser humano retorna á vida com outro corpo (como a doutrina dos espiritas).
Quiromancia – arte de adivinhar o futuro das pessoas pelo o exame das linhas da mão.
Escatologia – doutrina das coisas que devem acontecer no fim dos tempos.
Desvendar – revelar.
Díspares – desiguais, diferentes, dessemelhantes.
Indubitavelmente (Indubitável) – incontestável. Que pode ser posto em dúvida.
Regenerados – corrigidos, reabilitados.
Iterpolação – descontinuação, intermição, interrupção.

QUESTIONÁRIO

1.O que é Escatologia?





2.Qual era o pensamento dos judeus acerca do homen morar no céu?





3.Em quantas fases esta dividida a vinda de Cristo




4.Qual será a primeira resurreição?




5.Qual é o maior sinal da história acerca do arrebatamento?