terça-feira, 29 de setembro de 2009

DEBATE COM UMA TJ

As TJs seguem as interpretações do Corpo Governante, são horríveis conhecedores de língua grega e língua hebraica. Tanto que vivem usando dicionários e concordâncias e léxicos produzidos por peritos em grego batistas, presbiterianos e metodistas. Entre as TJs, nunca se levantou um perito nesses idiomas, por isso, eles entendem essas passagens que usam as palavras "Espírito Santo" como se "Espírito" sempre significasse vento, força, e nunca um ser pessoal. Eles olham nos dicionários em grego e hebraico e observam que "Espírito" pode significar vento e força, e pulam bem alto de outros significados que podem indicar um ser pessoal. Por exemplo, quando a Bíblia diz que "Deus é Espírito" (João 4:24) e "Jeová é o Espírito" (2 Cor. 3:17, Tradução do Novo Mundo), diríamos que Deus é vento, força? Claro que não. Assim, não basta usar os dicionários e léxicos, mas é preciso saber gramática, porque as palavras ao redor de "Espírito" determinarão o significado deste vocábulo. Será que o Corpo Governante das TJS sabem mesmo gramática grega e hebraica? Parece que não, porque se soubessem seriam honestos em ensinar que a palavra grega SANTO (hágios) nunca aparece na Bíblia qualificando um substantivo abstrato. O que é um substantivo abstracto? Por exemplo, amor, alegria, paz, FORÇA, PODER. Assim, na expressão ESPÍRITO SANTO, a palavra "SANTO" não é usada na Língua Grega, na Bíblia, para qualificar espírito no sentido de força, mas espírito no sentido de pessoa. Desafio as TJS a acharem no grego um único caso na Bíblia em que hágios (SANTO) qualifica um substantivo abstracto. Só esse argumento já poria por terra a perniciosa interpretação dessa seita diabólica de falsos profetas. Vejam em vermelho algumas perguntas que recebi de Testemunhas de Jeová.

Atos 2:33-"Portanto, visto que ele foi enaltecido à direita de Deus e recebeu do Pai o prometido espírito santo, derramou isto que vedes e ouvis" Ora se o espírito santo é uma pessoa, então aqui essa pessoa foi dada a Jesus?


RESPOSTA - Precisamos tomar cuidado com a argumentação das TJS. O texto não disse que o Espírito Santo foi dado a Jesus, mas diz que Jesus recebeu do Pai o Espírito Santo. Receber Jesus o Espírito Santo não torna o Espírito Santo impessoal. O próprio Jesus fala de pessoas receberem Jesus (e na Bíblia das TJs) (Mateus 25:35, 43) Em João 5:43, Jesus fala daqueles que não o receberam. Isso não torna Jesus uma força, ou um ser impessoal. O verbo grego "receber" em Atos 2:33 é "lambano", e significa receber na acepção de pegar, agarrar algo ou alguém com a mão para usar para algum propósito. "Mas o espírito santo não foi derramado? No português bem como no Inglês, fica esquisito mesmo dizer que uma pessoa pode ser derramada, mas no grego não. Tanto que na Bíblia das Tjs, Paulo diz que ele podia ser derramado. Veja:

Filipenses 2:17 - "Não obstante, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o sacrifício e serviço público a que vos conduziu a fé, regozijo-me e alegro-me com todos vós."

Salmos 51:11 -"Não me lances fora de diante da tua face; E não tires de mim o teu espírito santo" E não tires de mim O TEU espírito santo. NÃO diz : " e não tires de mim O espírito santo" , aqui notasse bem que ele se referia a uma força de Deus, ao dizer o TEU (de Deus) Espírito santo.

As TJs demonstram que são péssimas em gramática mesmo. Elas arrazoam que por a Bíblia dizer "O TEU ESPÍRITO", portanto "O ESPÍRITO SANTO DE DEUS", portanto "DEUS TEM UM ESPÍRITO". Assim, se Deus tem um Espírito, Ele não pode ter uma pessoa, mas um poder. Mas os gramáticos da língua hebraica e grega zombariam dessa lógica ilógica das TJs. Se levássemos isso a sério, a expressão "O MEU FILHO" (Atos 13:33) = O FILHO DE DEUS = DEUS TEM O FILHO = O FILHO NÃO É PESSOA PORQUE DEUS TEM O FILHO. ORA, Deus tem o Filho e o Espírito Santo.

Mateus 1:18-"Mas, o nascimento de Jesus Cristo deu-se da seguinte maneira: Durante o tempo em que a sua mãe Maria estava prometida em casamento a José, ela foi achada grávida por espírito santo, antes de se unirem" Se o espirito santo é uma pessoa então teve relações com Maria para ela ter o filho? Não. Ela ficou gravida através do poder(espírito santo) de Deus.

Olha a burrice gramatical. O texto, em grego, não diz que Maria ficou grávida do Espírito Santo, mas por Espírito Santo. Para o Espírito Santo ter engravidado Maria do modo como essa TJ interpretou, o Espírito Santo teria que ser uma pessoa como nós. O que o texto quer dizer é que o Espírito Santo foi o responsável pela concepção e pelo nascimento de Jesus. "Santo" indica que esse Espírito é pessoal. Na gramática grega, é IMPOSSÍVEL entender esse texto como significando uma força ativa santa. Isso é ridículo!

Mateus 12:32 - " Por exemplo, quem falar uma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas quem falar contra o espírito santo, não lhe será perdoado, não, nem neste sistema de coisas, nem no que há de vir".Se quem peca contra Jesus é perdoado, quem peca contra o espirito santo não é, ora isto aqui demonstra que o espírito santo é superior a Jesus, e nós sabemos bem que superior a Jesus, só Deus, logo quem peca contra o espírito santo peca contra Deus, pois quem nega receber o espírito santo está a negar a Deus e como a unica imagem de Deus é Jesus o espirito santo só pode ser a força activa de Deus, a seguir a Deus é Jesus e se o espirito santo é maior que Jesus só pode ser a força de Deus.

Esse argumento nem o Corpo Governante das TJs usaria. ELe está errado. Todos os pecados são contra Deus. Se alguém mentir, pecou contra Deus. Todas as vezes que esse TJ se masturba no banheiro, ele peca contra Deus. Ou será que masturbação é pecado contra Jesus apenas, e por isso ele é perdoado? Que argumento ridículo! Pecar contra o Espírito Se anto é morrer sem se arrepender. O próprio Corpo Governante ensina isso. É também atribuir ao Diabo o que é de Deus. Assim, Jesus quis dizer: Se vocês pecarem contra mim, poderão ser perdoados, mas se pecarem contra o Espírito Santo, ou seja, pecarem e jamais se arrependerem, nunca serão perdoados. o Engraçado é que as TJs dizem que os judeus perderam a aprovação de Deus como nação porque elas não aceitaram Jesus. Então os judeus pecaram contra quem? Aliás, se o Espírito Santo não fosse uma pessoa, como se poderia pecar contra ele? Se o Espírito Santo não fosse uma pessoa, não teria sido mais fácil Jesus ter dito sobre não receber perdão quem pecasse contra Deus?

Atos 7:55 - " Mas ele, cheio de espírito santo, fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus" 56 "e disse: Eis que eu observo o céu aberto e o Filho do homem em pé à direita de Deus" Se como vimos antes quem peca contra o espirito santo nao tem perdao e quem peca contra Jesus tem, seguindo a sua lógica entao este deveria ser superior a Jesus, sendo assim deveria ter sido avistado nesta visao em Atos 7:55, no entanto só foi visto o Pai e o Filho, porque a força activa de Deus (espirito santo) nao é vista como pessoa, mas sim como força.

Até parece que o Pai, o Filho e o Espírito Santo precisam sempre estar juntinhos. Que lógica é essa? O fato de não ver o Espírito Santo não significa que ele não é uma pessoa. Será que Estêvão viu Deus, o Pai? A Bíblia diz que quem ver Deus morre. (Êxodo 33:20) Estêvão viu a glória de Deus, não o próprio Deus. Ele deduziu, certamente, que Jesus estava à direita de Deus porque Jesus estava à direita da glória dEle. E Estêvão viu o homem ressuscitado Jesus, numa visão. Aí, a TJ confunde as "bolas" e se contradiz. No argumento anterior, ela disse que "pecar contra o Espírito Santo" faz do Espírito Santo superior a Jesus, porque não se tem perdão para o pecado contra este Espírito, mas pecar contra Jesus tem. Então, sendo o Espírito Santo superior a Jesus, isso mostra que esse Espírito só pode ser a força ativa de Deus. Agora, nesse argumento sobre Atos 7:55, ela diz que se o Espírito Santo fosse uma pessoa ele seria superior a Jesus e deveria ter sido visto. Afinal, o Espírito Santo é superior ou não a Jesus?

Atos 2:4 - "e todos eles ficaram cheios de espírito santo e principiaram a falar em línguas diferentes, assim como o espírito lhes concedia fazer pronunciação." Nao tenho bem a certeza mas acho que nenhuma criatura espiritual esteve em mais que um sitio ou em mais que uma pessoa ao mesmo tempo, logo aqui se fosse uma criatura espiritual como poderia ela entrar em TODOS ELES, mais uma vez tudo leva a crer que seja a força de Deus, pois essa força pode abranger multidoes.

AFF! Que incoerência. Na Bíblia das TJs, Jesus diz que o Pai e o Filho fazem residência (no grego, morada) na pessoa que ama a Jesus. Veja: "Em resposta, Jesus disse-lhe: “Se alguém me amar, observará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos a nossa residência com ele." (João 14:23) Se o fato de o Espírito Santo encher as pessoas ao mesmo tempo o torna algo e não alguém, então o Pai e o Filho morarem na pessoa que ama a Jesus (ao mesmo tempo) deveria tornar o Pai e o Filho uma coisa também. Infelizmente, a seita TJ entende que Deus não é onipresente, que pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Arrazoam: "Jesus disse: Pai nosso que estás no céu, não diz em toda a parte." A questão é: Primeiro, afirmar que o Pai está no céu era uma forma judaica de reconhecer que Deus estava muito acima de nós. (Veja Isaías 55:8, 9) E segundo, o que é "céu" para Deus? Céu é todo o universo físico e espiritual que Deus criou. Deus é tão grande que na Bíblia das TJs diz sobre Deus:

"Porém, morará Deus verdadeiramente na terra? Eis que os próprios céus, sim, o céu dos céus, não te podem conter; quanto menos, então, esta casa que construí!" (1 Reis 8:27)

Os céus dos céus não podem conter Deus. Aqui não disse não podem conter a força ativa de Deus, mas Deus. Por isso Deus está em toda parte, ou seja, nos céus, e céus inclui as 100 bilhões de galáxias, com 100 bilhões de estrelas cada uma. Logicamente, Deus está então em toda a parte. Até Jesus, na Bíblia das TJs disse que poderia estar em vários lugares ao mesmo tempo.

"Pois, onde há dois ou três ajuntados em meu nome, ali estou eu no meio deles.” - Mateus 18:20.